quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Uma leitura rapida para mulheres.

♪ Sexo frágil
Não foge à luta
E nem só de cama
Vive a mulher... ♪
* Roberto de Carvalho e Rita Lee

♪ Quem vê assim pensa que você é muito minha filha
Mas na verdade você é bem mais minha mãe ♪
* Caetano Veloso

A pedido de Camila (prof.), pronto p/ leitura rapida e focada, pelo menos eu achu. Di vir tão-se!!




Para que mesmo inventaram o feminismo? Ou outras denominações para tentar reparar séculos de repressão as donas de sabedorias incontestáveis? Para fazê-las si sentir melhor ou para criar mais barreiras entre homens e mulher?
Falar um pouco que seja sobre isso eu não poderia deixar de conversar um pouco com bons entendedores do sexo oposto, consultei amigos: solteira(namorando), solteiro e um casado. A fatal pergunta foi – O que é ser homem/mulher hoje, em uma sociedade cheia de paradigmas?

E.: (...) a mulher de hoje em dia sente “tezão” e diz, mas antigamente elas inibiam seus sentimentos por causa do tabu.

G.: (...) pra sociedade mulher não é intelecto, ainda que a proposta do novo século seja de direitos iguais, a mulher continua sendo objeto porem com um impacto menor que antes(...)
(...) O homem se depara com o medo latente: já que ele não pode dominar a mulher; já que esta usa o desejo do homem para dominá-lo.

I.: (...) algumas delas independentes e com a certeza do que querem, tipo homens e paixão só no momento certo. Existem as que querem ter o mesmo espaço do homem e são taxadas como p... Difícil ter uma visão geral do que se tornou a sexualidade. Mulher é sinônimo de vulgaridade, objeto sexual. (...)


Todos apelam p/ falar das mulheres, mesmo com o passar dos anos. Quando si pergunta coisas como essas ou parecidas, as mulheres sempre ganham destaques nas respostas, qualquer que seja o destaque, sempre têm palavras fortes para serem definidas, palavras fortes e boas, amenas, ruins, sujas e até degradantes.
Quando será que isso tudo começou? Será que foi em uma era bem distante quando uma certa mulher deu um certo fruto para um certo homem, então daí por diante nada que fosse oriundo, acerca do pensamento, da mulher teria a mesma importância que se viesse dos homens? A mulher vêm tentando e conseguindo conquistar espaço na sociedade, luta por direitos iguais como voto, trabalhar onde antes só homens trabalhavam, o direito de escolher entre ter filhos agora ou não ter filhos, cuidar do lar ou deixar que cuidem. Com a tentativa de queima de sutiãs e outras coisas do universo feminino nos E.U.A e também com o movimento hippie em boa parte do mundo, as mulheres conseguiram ainda mais espaço e direitos: direito de ter que colocar silicone, para parecer com a Pámela Anderson; direito de ter franja lambida pela testa, parecida com a menina da novela; direito de usar biquíni muito, mas muito bem cavado, pós aquela loira na praia do rio de janeiro estava usando. Elas tentam, tentam, mas na verdade acabam caindo no abismo da moda que mastiga e deglute quem não acompanha.
Respeito e sempre vou respeitar todo e qualquer direito do universo do sexo potente, não o sexo frágil que saiu de cartaz há muito tempo, mas sim ao sexo que representa com a maior sinceridade a beleza sem estereótipos pós-segunda guerra criados pelas mulheres esquizofrênicas. Apoio o mundo sem machistas e sem feministas somente com homens e mulheres todos vivendo em pura harmonia, pensamento utópico? Não, só alguém pensando que vali a pena tentar seguir o paradoxo de “amar a todos como a nós mesmos”.


* Enquanto isso, propagandas atacam com seus cartazes – “quer atrair mais mulheres?? Click aqui e descubra como”. A mulher volta a ser um objeto, um premio qualquer que si ganha em jogo...



- Este texto foi iniciado, composto e finalizado com ajuda fundamental de Renata Fernandes, por tanto, meus sinceros agradecimentos a renatinha, bjs fia.


♪ No começo, uma explosão
Viajando dentro de um balão
Conheci de perto a solidão
Desde que eu cresci no ventre da mulher
Mãe Divina

* Carlinhos Brown e Michael Sullivan

10 comentários:

Kacau disse...

obrigada pela visita ao meu blog mensageiro natural, ok, vamos lá vc esta generalizando as mulheres nem todas dessas fazemos parte do tal sistema "feminista", lutar por seus direitos e caminhar ao lado do homem é uma coisa, passar or cima dele é outra além do que quebra o feminismo da mulher fica uma coisa grosseira e máscula, tudo depende de como é a visão de cada uma sobre si própria e sobre sua educação, vc só vai ser respeitada a partir de vc própria se respeitar, assunto profundo e polêmico.. mas muito massa viu. vc é de SSA? reconheci pelo massa rs..
bj

kilder disse...

olá, bom dia! otimo texto...bem massa!!

t+

Luiz Paulo disse...

Gostei legal...
http://tacaporra.blogspot.com

Unknown disse...

Oi Atilonnnnn não precisa nem dizer que me derretí toda lendo a dedicatória, hauahauahaua. Vc é muito modesto, minha participação foi mínima.
Tú escreve muito bem já te disse.
Sucesso sempreeee.

Bjosssssssssssssssss

Lua disse...

Olá, brigadinha pela visita no meu blog...você perguntou se sou professora...sou sim, de ballet classico =D

Gostei do assunto do seu post...e não acho que seja utopia a ideia de um mundo sem machismos e feminismos...acho que tem muita gente que já aboliu isso no modo de agir...


Beijos pra você...

PS:Adorei saber que você é da Bahia!=D

Lua disse...

Quem me dera se eu morasse na Bahia...sou do interior de SP...dou aulas por aqui mesmo =D

Marcelo disse...

Excelente texto, adorei seu blog.
Um abraço.

Visitem meu blog.
http://tchannannan.blogspot.com/

Pedrin disse...

Ser mulher no mundo atual é ser miseravona...


Se todas as mulheres soubessem do poder que tem... Os homens tavam fudidos!

hehehe!


=*

BecaChic Brechó disse...

o interessante é que as mulheres tem buscado parecer, ser como os homens de alguma forma....mostrar que não depende exatamente de sua presença para viver, mas essa emancipação me enlouquece!Cansa ser auto-suficiente o tempo todo...e o stress é só um reflexo.
adorei o texto, principalmente a última frase.

Anônimo disse...

Maravilha cabrón. Continue nessa. Me liga aí depois...